O Brincar


Toda criança nasce com a esperança de encontrar pessoas que a olhem atentamente de forma a compreendê-la. Assim, ela poderá viver a vida em confiança! Na primeira infância, a criança está desenvolvendo seus sentidos e a vida anímica, seu pensar imaginativo e sua capacidade de criar, seu corpo físico e sua movimentação, principiando a vida de relações. Tudo isso é feito através do BRINCAR.

O que é o brincar infantil? O brincar é como um rio que corre e nós adultos somos as margens que servem de sustento para ele correr. É uma força da natureza, não podemos ensinar nada para a água, ela corre por si. Muitas crianças não têm mais o direito de brincar pelo simples prazer da brincadeira. Parece que tudo o que está relacionado com o brincar precisa render conhecimento imediato. No mundo infantil não deveria caber a palavra  "pressa". Leva-se tempo para crescer. Para isso temos a infância, que deveria ser permeada pelo brincar com criatividade, brinquedos adequados e mais naturais possivel, e não "mecanicazados" que a criança não precisa fazer nada, somente apertar um botão e o brinquedo tem som e movimento próprio. Quando a criança está mais proxima à natureza,  ela se integra aos raios de sol, terra, árvores, areia e água, toda a natureza ao seu redor participa.

Segundo Steiner, na primeira infância a individualidade espiritual da criança está trabalhando intensamente dentro do seu corpo, por isso o cuidado com o que oferecemos à elas para brincar. Somente no brincar esta individualidade é visível, quando ela  "ensaia", de modo lúdico, tudo o que depois será requisitado quando se tornar adulta - isto é, mostra-se firmemente situada na vida, tomando decisões responsáveis por meio de ações criativas e participativas.